blog@qui | 7º Ano

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

19.1.07

Império Romano


Explica as origens do povo romano e caracteriza as quatro etapas da expansão do Império Romano.

6 Comments:

  • At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá stora!!!!

    O desejo de defesa dos romanos, face aos povos vizinhos,transformou-se rapidamente no desejo de conquista de poder económico e prestigio militar.
    Cartago, antiga colónia Fenícia no Norte de África, surge como objectivo estratégico, visto ser uma cidade mercantil que dominava todo o comércio mediterrânico. Era necessário, por isso, conquistá-la.
    Assim, romanos e cartagineses envolveram-se num conflito,conhecido como GUERRAS PÚNICAS, que se arrastou por mais de um século, terminando com a vitória de Roma. Com esta conquista,os romanos abriram as portas do Mediterrâneo, passando a controlar o comércio de uma área até então dominada pelos cartagineses.
    No período compreendido entre 264 a.C. e 117 d.C., os romanos edificaram um grandioso Império. Os seus limites eram de tal forma vastos, que possibilitaram ao povo romano o controlo da totalidade das margens do mar Mediterrâneo, que apelidavam de MARE NOSTRUM.
    A edificação deste grande Império progrediu, essencialmente em quatro etapas:
    -> conquista da Península Itálica, entre 500 a.C. e 270 a.C.
    -> conquista de Cartago, Península Ibérica e Grécia, entre 270 a.C. a 100 a.C.
    -> conquista da costa mediterrânica do Norte de África e Gália, entre 100 a.C. e 20 d.C.
    -> conquista da Britânia, Dácia e parte da Ásia Menor, entre 20 d.C. e 220 d.C.
    O imperialismo dos romanos durou quase 900 anos, possibilitando-lhes o domínio de várias regiões e o acesso a riquezas inimagináveis.

    Jokas pa stora!!!!!!!!

     
  • At 1:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ola stora

    O desejo de defesa dos romanos, face aos povos vizinhos, transformou-se rapidamente no desejo de conquista de poder economico e prestigio militar.
    Cartago,antiga colonia Fenincia do norte de africa, surge como objectivo estratégico visto ser uma cidade mercantil que dominava todo o comercio mediterranico.Era necessario, por isso conquistá-la.
    Assim, romanos e cartigineses envolveram-se num conflito, conhecido por guerras punicas, que se arrastou por mais de um seculo, terminando com a vitoria de roma.
    Com esta conquista, os romanos abriram as portas do mediterranio, passando a controlar o comercio de uma area até entao dominada pelos cartagineses.

     
  • At 2:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    roma foi fundada por dois irmaos que emquanto pequenos foram alimentados por uma loba. Mais tarde Romolo Matou o irmao Remo.
    as quatro etapas sao:
    -aconcista da peninsula italica.
    -a conquista de cartago.
    -a conquista da costa mediterranica.
    -e a conquista da britania.

     
  • At 9:42 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    sabiam que o império romano foi criado a partir de muita luta e os romanos quase o perdiam graças aos lusitanos, porque foi o povo que deu mais luta chefiado por viriato que acabou por ser morto pelos seus colegas.

     
  • At 10:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    oi stôra*******
    A fundação de Roma está rodeadas de lendas. Uma delas conta que dois irmãos, Rómulo e Remo, teriam sido abandonados à nascença nas margens do rios Tibre, sobrevivendo graças a uma loba, que os amamentou. Diz ainda a lenda que foram recolhidos por um pastor e criados por sua mulher. Depois de adultos, os gémeos dicidiram formar uma cidade junto ao local que tinham sido recolhidos. Segundo a mesma tradição, rómulo terá traçado um sulco na terra simbolizando um fosso e uma muralha. Remo, numa atitude trocista, transpôs o fosso e uma muralha com um simples salto, mas Rómulo lançou-se sobre o irmão e matando-o disse: "assim morrerá quem de futuro transpuser as minhas muralhas". Rómulo torna-se-ia assim, o fundador de Roma, no século VIII a. C.
    As quatro etapas são:
    - A conquista da península Itálica;
    - A conquista da costa Mediterrânea;
    - A conquista de Cartago;
    e
    - A conquista da Britânea.
    Xau stôra***********+

     
  • At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Desde o paleolitico que a Peninsula Itálica foi ocupada, por diferentes povos devido à facilidade de acessos quer por mar, quer por terra. O primeiro povo que criou uma civilização foi o Etrusco com lingua própria e arte refinada. Depois ao longo do tempo com evasões de grupos Celtas, os Etruscos perdem e Roma encorpora os Etruscos dentro das suas estruturas politicas.
    A edificação progrediu em quatro etapas:
    * A conquista de Peninsula Itálica.
    * A conquista de Cartago, Peninsula Ibérica e Grécia
    * A conquista da costa Mediterrânica, do Norte de Africa e Gália
    * A conquista da Britania e parte da ásia menor

    ***Kisses and loves for you!!!***

     

Enviar um comentário

<< Home